sábado, 13 de fevereiro de 2010

Temperos Gourmeteria


A Gourmeteria, com muito orgulho, está disponibilizando para os seus amigos e leitores, um produto de altíssima qualidade e bom gosto.


Trata-se de um kit de temperos exclusivos, edição de apenas cem unidades, desenhadas pelo chef Julio, com seis tipos de temperos entre ervas e especiarias.
A madeira utilizada na caixa é o “Amapá”, da região amazônica. Esta madeira é certificada, conforme normas do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal.

A caixa contém seis tipos de temperos descritos em cartelas que acompanham a embalagem, em pequenas quantidades para uso domestico. Da ampla gama de ervas e especiarias existentes, escolhemos aqueles que lhe permitam temperar com sucesso os principais pratos da culinária domestica.



Incluímos nas embalagens:

ADOBO

Uma versão uruguaia da mistura de temperos das Filipinas e muito usada nos países da América Central e Caribe. Cada região adota uma mistura diferente, porém a base principal é o orégano, a pimenta vermelha, o pimentão moído e o tomilho. Em alguns lugares se mistura alho, salsa desidratada e cominho. É excelente para temperar carnes antes e durante o assado, molhos vermelhos, carne de panela, feijão, berinjela e abobrinha assada, conservas de azeitonas, mussarela de búfala, e muitos outros pratos.

PIMENTA VERMELHA

Da espécie Capsicum baccaturm var. pendulum. Apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro), pungência picante baixo e aroma baixo. Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeño, é uma pimenta saborosa que pode ser encontrada líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes. Use em molhos, conservas, ensopados e em uma grande variedade de pratos.

SÁLVIA

De origem Mediterrânea, desde a costa sul da Espanha até Marselha e na Itália. A sálvia é tida desde tempos imemoriais como a erva da longevidade. Seu nome deriva da palavra latina salvere, que significa estar de boa saúde, curar. É uma ótima erva culinária também, mas é adequado usar com moderação, pois seu sabor é marcante. Use para preparar patês de fígado e de queijo, sopa de tomate, lentilha e macarrão, saladas verdes, queijos e omeletes, carnes gordurosas, linguiça, carne de porco, pato e ensopado de peixes.

ERVAS GOURMETERIA

Combinação maravilhosa de ervas aromáticas para assados, grelhados e molhos de carne em geral. Trata-se de uma mistura de ervas aromáticas, criação do chef Julio. As ervas Gourmeteria podem ser utilizadas em pratos à base de carnes vermelhas, ovinas, suínas e de caça, ensopados como o cassoulet, mocotó e dobradinha, em ovos mexidos, conservas de berinjela e abobrinha, molhos vermelhos e à base de vinho tinto. Como todas as ervas secas, consegue-se tirar um melhor partido do seu sabor em preparações mais demoradas.
ALECRIM

Erva aromática do Mediterrâneo. Cultivada principalmente na Itália, Espanha e Grécia. Folhinha de perfume doce e fresco, que vai muito bem no preparo de carnes, ensopados (carneiro fica sensacional), aves, peixes, molhos, sopas (principalmente as ervilhas e de tartaruga), omeletes. As folhinhas secas bem maceradas, passadas em carne de porco ou galinha, antes de assar, dão um toque especial. Um pouquinho também no nosso bolo de fubá, mas com calma que alecrim é forte. Usa-se também no preparo de frutos do mar.

PIMENTON

Este é um produto artesanal de qualidade. De origem mexicana, da espécie Capsicum annum e Capsicum longum, hoje produzido com excelência na região de Extremadura na Espanha. Os frutos já maduros e secos são limpos e colocados sobre estrados em galpões fechados. O grande segredo que lhe confere um aroma e sabor inconfundível, é o método de defumado, com lenha de carvalho, a uma temperatura que não ultrapassa os 50ºC, durante aproximadamente quinze dias. Existem três tipos: o doce, o picante e agridoce. O que a Gourmeteria apresenta é o pimenton doce. Use em molhos vermelhos, dobradinha (mocotó) e ensopados de carnes de porco.
PIMENTA VERMELHA

Da espécie Capsicum baccaturm var. pendulum. Apresenta frutos alongados de coloração verde (imaturo) e vermelho (maduro), pugência picante baixo e aroma baixo. Mais suave que a malagueta e ligeiramente mais picante que a jalapeño, é uma pimenta saborosa que pode ser encontrada líquida, fresca, em conserva ou desidratada na forma de flocos com sementes. Use em molhos, conservas, ensopados, e em uma grande variedade de pratos.

Estes temperos lhe permitem temperar com sucesso uma variada gama de preparações culinárias no seu dia a dia.

Além disso, é um ótimo presente para amigos e pessoas que apreciam e dedicam uma atenção especial às suas receitas.

Para adquirir uma das duas versões de caixas de temperos Gourmeteria, mande um e-mail para: sac@gourmeteria.com.br,. Em breve os produtos estarão à venda na nossa loja virtual, onde você poderá adquiri-los com as facilidades de cartões de crédito.

Churrascaria Galpão Crioulo


No dia 9 de fevereiro passado fui jantar na famosa churrascaria Galpão Crioulo em Porto Alegre. Esta churrascaria encontra-se no coração do parque Harmonia, local em que se realiza anualmente a Semana Farroupilha em comemoração a Revolução do mesmo nome e que deu origem a uma guerra que durou dez anos, entre forças do Império e os republicanos rio-grandenses.

A casa foi fundada em 1984 e durante muitos anos foi símbolo das tradições culinárias e culturais de Porto Alegre.

Levei junto um visitante de São José do Rio Preto – SP que nunca tinha estado no Rio Grande do Sul. O intuito era mostrar a ele um pouco da cultura gaúcha, principalmente a culinária e as danças típicas da nossa terra.

Quanto à alimentação o meu convidado gostou bastante, apreciando principalmente as carnes e algumas comidas de panela.

No momento do show de danças, a primeira parte foi apreciada pelos trajes típicos dos pares e algumas poucas danças tradicionais.

Entretanto, na segunda parte do show o meu convidado ficou espantado e eu envergonhado, eis que entram no palco três moças com mini saia e meias tipo “cabaré”, cada uma carregando uma lança que seria utilizada para a “chula”. Pouco depois os três pares dançaram ao ritmo de uma “milonga/tango” com rebolado e evoluções sensuais.

Posteriormente um dos dançarinos tentou oferecer um espetáculo lamentável de exibicionismo de boleadeiras levando um casal de comensais ao palco, numa sofrida exibição de inabilidade. Esse mesmo dançarino oferece à platéia, minutos mais tarde, uma triste exibição de samba ao melhor estilo carnavalesco.

Saí desse local triste e decepcionado, disposto a nunca mais voltar, pois o que assistimos foi uma afronta à cultura gaúcha, à dança tradicional e aos bons costumes do folclore Rio Grandense e um desrespeito aos turistas que vem ao nosso Estado em busca de conhecer um pouco sobre a nossa cultura.

É muito lamentável que um símbolo da tradição gaúcha como era o Galpão Crioulo, se preste agora a oferecer esse tipo de espetáculo.

Passei boa parte do trajeto de volta, explicando ao meu convidado que “aquilo” que tínhamos assistido não representava a nossa tradição e muito menos a cultura do Rio Grande do Sul.