sábado, 13 de fevereiro de 2010

Churrascaria Galpão Crioulo


No dia 9 de fevereiro passado fui jantar na famosa churrascaria Galpão Crioulo em Porto Alegre. Esta churrascaria encontra-se no coração do parque Harmonia, local em que se realiza anualmente a Semana Farroupilha em comemoração a Revolução do mesmo nome e que deu origem a uma guerra que durou dez anos, entre forças do Império e os republicanos rio-grandenses.

A casa foi fundada em 1984 e durante muitos anos foi símbolo das tradições culinárias e culturais de Porto Alegre.

Levei junto um visitante de São José do Rio Preto – SP que nunca tinha estado no Rio Grande do Sul. O intuito era mostrar a ele um pouco da cultura gaúcha, principalmente a culinária e as danças típicas da nossa terra.

Quanto à alimentação o meu convidado gostou bastante, apreciando principalmente as carnes e algumas comidas de panela.

No momento do show de danças, a primeira parte foi apreciada pelos trajes típicos dos pares e algumas poucas danças tradicionais.

Entretanto, na segunda parte do show o meu convidado ficou espantado e eu envergonhado, eis que entram no palco três moças com mini saia e meias tipo “cabaré”, cada uma carregando uma lança que seria utilizada para a “chula”. Pouco depois os três pares dançaram ao ritmo de uma “milonga/tango” com rebolado e evoluções sensuais.

Posteriormente um dos dançarinos tentou oferecer um espetáculo lamentável de exibicionismo de boleadeiras levando um casal de comensais ao palco, numa sofrida exibição de inabilidade. Esse mesmo dançarino oferece à platéia, minutos mais tarde, uma triste exibição de samba ao melhor estilo carnavalesco.

Saí desse local triste e decepcionado, disposto a nunca mais voltar, pois o que assistimos foi uma afronta à cultura gaúcha, à dança tradicional e aos bons costumes do folclore Rio Grandense e um desrespeito aos turistas que vem ao nosso Estado em busca de conhecer um pouco sobre a nossa cultura.

É muito lamentável que um símbolo da tradição gaúcha como era o Galpão Crioulo, se preste agora a oferecer esse tipo de espetáculo.

Passei boa parte do trajeto de volta, explicando ao meu convidado que “aquilo” que tínhamos assistido não representava a nossa tradição e muito menos a cultura do Rio Grande do Sul.

Um comentário:

  1. Estive no referido Galpão Crioulo e também saí decepcionado, não com os dançarinos, pois era hora de almoço, mas sim com o péssimo atendimento. A bem da verdade a comida era boa. Daria nata 10 aos cozinheiros e assadores. Todavia, a recepcionista e os garções dar nota zero é até uma generosidade da minha parte. Quem gostar de ser mal atendido e ser constrangido vá a este antro.

    ResponderExcluir