sábado, 30 de janeiro de 2010

Polvo maravilhoso!

No mês de outubro de 2009 estive na região de A Coruña, na Espanha. A caminho de Santiago de Compostela, visitei a cidade de Mélide, município desta província da comunidade autônoma da Galicia.

Ali existe um polvo excepcional, que é servido aos peregrinos em diversas casas especializadas.

Mas uma delas se destaca: La Pulperia de Ezequiel.

O negócio foi aberto por Ezequiel e sua esposa, logo após seu casamento em 1960. Eles começaram cozinhando o polvo na rua e quatro mulheres vestidas de preto ajudavam a cortar e servir. Os convidados sentavam-se em bancos compridos em mesas comunitárias. Hoje, o Ezequiel, 'alma mater' é aposentado e sua esposa recentemente sofreu um derrame de tanto trabalhar. Atualmente quem “segura as rédeas do negócio e Mercedes, a sua filha e seu marido Jorge, um digno sucessor que aprendeu a arte de cozinhar o povo ao estilo da casa.
A taberna sofreu várias reformas e, embora conserve a essência, tem capacidade para 600 comensais. Jorge revela que o segredo de sua receita é "que o polvo seja da Galicia", "O congelamos de oito a dez dias para matar o nervo”. Ezequiel vende 150 quilos de polvo por dia, "mas antes da crise, vendíamos 300 quilos.

Primeiro esquenta a água. "O polvo tem que ser firme, as fêmeas não dá para comer porque elas são como goma de mascar. "O deixo dez minutos na água fervendo e depois uma hora e meia de descanso na água". Uma vez pronto, se corta com tesouras e é servido em pratos de madeira. O toque final é o sal e o pimenton, vertidos sobre o polvo. Cada porção e vendida a seis Euros. O polvo é servido com batata cozida, pão e outras delícias da cozinha galega, tudo bem regado com taças de vinho branco Ribeiro.
Nesta empreitada me acompanharam: minha esposa Bete e os amigos Cláudio e Maria Alice. O Cláudio não aparece na foto porque está de fotógrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário